A influência da inteligência artificial através das fake news


Por: Giovanna Monteiro, Ana Julia Moreira, Gabi Bonvechio
Um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade moderna são as Fake News. O compartilhamento de falsas informações, na maioria das vezes de forma tendenciosa, tem contribuído com o avanço da desinformação, causando graves consequências na vida das pessoas. Um dos maiores aliados desse fenômeno é a tecnologia, sobretudo, a inteligência artificial (IA) que, com o seu leque de possibilidades, é convincente e engana o telespectador, utilizando de modo equivocado as imagens, vídeos e textos.

Não só os jornalistas, mas também os produtores audiovisuais buscam da melhor forma combater as Fake News. Thiago Molina, professor do departamento de Comunicação Social, da Universidade de Taubaté (UNITAU), explica que é de extrema importância ficar atento às veracidades das imagens: “Se antes, de forma manual no mundo analógico, essas práticas já enganavam muitas pessoas, hoje os recursos tecnológicos facilitam os grupos que buscam enganar a sociedade com assuntos específicos”, completa o profissional.

A Fake News é produzida por inteligências não artificiais, como explica a professora Viviane Fushimi, do departamento de Comunicação Social da UNITAU. A partir do momento que uma grande quantidade de informações falsas circula na internet, a própria inteligência artificial vai se alimentar dessas informações para criar seu próprio conteúdo. “O ChatGPT é capaz de fazer somente a coleta superficial. Só um jornalista preparado vai conseguir levar a discussão além da superfície”, finaliza Viviane Fushimi.

Os meios de comunicação estão discutindo cada vez mais a questão da disseminação de notícias falsas e suas consequências. Um exemplo é a novela “Travessia”, da Rede Globo, que mostra a vida da personagem principal que a partir da inteligência artificial, tem sua imagem alterada e, por isso, foi presa de forma injustiçada. Embora pareça algo distante de acontecer fora das telas, a vida da personagem foi pautada em fatos reais, como o que ocorreu em 2014 no Guarujá, litoral de São Paulo.

Assim como o ChatGPT, criado recentemente, muitas tecnologias que trabalham com a IA têm sido projetadas para ajudar no desenvolvimento da civilização. Afinal, são inúmeros os benefícios que essas ferramentas trazem para o nosso dia a dia; em contrapartida, influenciam e empoderam a disseminação de notícias falsas.