Como as Fake News propagam as campanhas Anti-Vacina

Por Laura Liberato

A saúde no Brasil vem sendo alvo de notícias falsas e de má fé, sobretudo assuntos que envolvem a vacinação. Dessa forma, a falta de informação verídica fez com que um grupo de pessoas se revoltassem contra a vacina.

Especificamente no período de pandemia do COVID-19, surgiram inúmeras Fake News sobre a eficácia e segurança das vacinas desenvolvidas. Dentre as principais notícias falsas divulgadas, a que “Imunizantes contra Covid-19 estão relacionados à transmissão de HIV” repercutiu entre a população brasileira.

O boato foi compartilhado, inclusive, pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro em uma transmissão ao vivo no Facebook. Durante a transmissão, o então presidente leu uma suposta notícia em que ‘relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugeriam que os totalmente vacinados estão desenvolvendo síndrome da imunodeficiência adquirida muito mais rápido do que o previsto’.

De acordo com a Fiocruz, a pandemia do COVID-19 teve maior impacto em grupos mais vulneráveis no Brasil, demonstrando que a pandemia não atingiu a todos da mesma maneira.

Com o atraso da vacinação, várias pessoas tiveram contato com o vírus e não resistiram. São 38.802.815 casos acumulados e 712.090 óbitos confirmados até o momento.

Vale ressaltar que, além do período da pandemia, os postos de saúde no Brasil ainda enfrentam dificuldades em manter uma boa cobertura de vacinação, principalmente em crianças.

Mais de 60% dos municípios brasileiros não atingiram no ano de 2023 a meta de 95% de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde, quando considerados os imunizantes aplicados durante o primeiro ano de vida. A situação é preocupante, uma vez que surtos de doenças imunopreveníveis, como sarampo e poliomielite, podem surgir em todo o Brasil.


Daniel Monte Sião, enfermeiro que atuou na linha de frente do combate ao COVID-19 em Campos de Jordão, apresenta um panorama geral sobre a repercussão de Fake News acerca da vacinação do Brasil:

Você já se deparou com alguma Fake News na área da saúde?



Como foi para você estar na linha de frente do combate ao COVID-19?



Qual a importância da vacinação?



Você acredita que há alguma forma de conscientizar a população sobre a importância da vacina e combater as Fakes News?



Quais foram as consequências da Fake News sobre o período de vacinação do COVID-19?



Quais foram os principais desafios enfrentados na pandemia do COVID-19 como profissional na linha de frente?



Qual a importância da imunização infantil? E quais são as consequências da baixa cobertura de vacinação infantil no Brasil?



Em nossas matérias destacamos como a psicologia pode explicar o fenômeno das fake news na Saúde, além da análise de casos marcantes na História em que notícias falsas foram veiculadas como a pandemia da COVID-19.
O que leva o ser humano acreditar em Fake News || Aline Monte Sião
Como as Fake News propagam as campanhas Anti-Vacina || Laura Liberato
Fake News sobre Saúde: o que a Psicologia explica? || Ana Patricia Marinho
A Pandemia Oculta: Como as Fake News Agravaram a Crise do Coronavírus? || Mayara Abreu